Agentes da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, por meio da Diretoria Geral Municipal de Proteção e Defesa Civil de Saquarema participaram, nesta segunda-feira, 12, do Painel “As Ações Desenvolvidas Pela SEDEC/CBMERJ e DRM no Período Chuvoso no Estado do Rio de Janeiro 2024/2025”. A ação aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Rio, a ALERJ, no Centro da capital fluminense.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Civil, em parceria com a Comissão de Defesa Civil da ALERJ e o Departamento de Recursos Minerais (DRM), e reuniu representantes de 32 municípios do estado, além de autoridades estaduais. O momento foi marcado por uma importante integração e troca de experiências. Entre os palestrantes, participaram do evento o Subsecretário Estadual de Defesa Civil, Cel. BM Lauro Botto; e o Presidente do DRM, Dr. Luiz Claudio Magalhães.

A apresentação desse Painel teve uma importância significativa na construção de um estado do Rio de Janeiro mais forte, resiliente e preparado, pronto para salvaguardar vidas e bens. “Esse encontro serviu para destacar os grandes avanços e apontar os desafios que precisamos enfrentar em nossas cidades. Temos que pensar e executar melhorias nas estratégias de prevenção, de forma coletiva, para garantir um melhor tempo de resposta na mitigação de desastres naturais”, afirmou o Coordenador da Defesa Civil de Saquarema, Pedro Soares.

Histórico de chuvas

No início do ano, sempre no verão, todos os moradores do estado do Rio de Janeiro se preocupam com as fortes chuvas e enchentes. A situação vem se repetindo há séculos, com diversos relatos históricos que datam desde a fundação das cidades.

Por ter uma geografia acidentada, com cidades instaladas entre montanhas e oceano, ou em áreas de grandes baixadas, o terreno fica propício para alagamentos. Com o crescimento das cidades e o povoamento dessas áreas, os danos causados pelas chuvas tornam-se cada vez maiores.

“As mudanças climáticas potencializam as chuvas e enchentes. Por isso reiteramos a importância da população em estar atenta aos alertas da Defesa Civil. Nosso trabalho tem impacto direto, principalmente para as famílias que vivem em áreas de risco. Sempre que um alerta for emitido, os moradores, principalmente aqueles que estão em área de risco, devem executar os procedimentos necessários para prevenção e proteção de desastres”, completou Pedro Soares.

A Defesa Civil oferece o serviço gratuito de alertas por SMS. Em caso de fortes chuvas, vendavais, alagamentos ou outras situações de risco, o órgão emite alertas gratuitos para a população cadastrada. Para receber os avisos, basta enviar mensagem SMS para o número 40199 com o número do seu CEP. Após isso, você estará cadastrado e passará a receber os informativos da Defesa Civil Municipal.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support