A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está comemorando o aniversário de um ano de funcionamento do Centro Dia, inaugurado em 1º de abril de 2022. O local, situado na Estrada da Caixa d’Água, 380, no bairro Asfalto Velho, presta atendimento durante o período diurno às pessoas da melhor idade, com mais de 60 anos, de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade ou risco social, cadastradas nas unidades dos CRAS e CREAS e moradores de Saquarema com residência comprovada há mais de 5 anos.

O Centro Dia é um espaço destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos independentes e semidependentes, cujas famílias não tenham condições de prover esses cuidados durante todo o dia ou parte dele. Os idosos, já cadastrados e que vêm sendo acompanhados pelas equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social distribuídos pela cidade, podem utilizar os serviços do Centro Dia e participar das atividades oferecidas.

“Após um ano de atendimento, o modelo adotado pelo nosso Centro vem demonstrando a importância desse tipo de acolhimento. Porque o Centro Dia não é um asilo. Os filhos, genros ou noras, por exemplo, deixam os idosos no início da manhã e retornam para pegá-los no final do dia, após seus expedientes de trabalho. E lá os idosos podem contar com diversas atividades voltadas para o físico, o social e o intelectual, sempre cercados de cuidados, atenção e companhia”, explicou a Prefeita Manoela Peres.

De acordo com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Daniele Vignoli, todos os idosos têm acompanhamento completo e diário, inclusive durante as oficinas: “São oferecidas aulas de pintura, artesanato, oficinas de horta, espaço da beleza, pilates, atividades físicas, atendimento psicossocial , serviços de enfermagem, além de todo o acompanhamento nutricional”, exemplifica a Secretária.

O que dizem os frequentadores

Tão importante quanto as atividades realizadas no Centro Dia pelos idosos é a convivência com outras pessoas, a participação e, principalmente, o carinho e o fato de se sentirem incluídos. “Depois que eu vim para o Centro Dia eu renasci. A gente aqui faz atividades físicas e os professores são excelentes”, explica Edna Glória dos Santos da Silva, de Barra Nova. Opinião que é compartilhada com Nileia Fonseca Castro, de Bacaxá: Eu brinco… Eu gosto de viver assim, no meio de pessoas. Gosto muito de conversar, muito mesmo. Então o Centro pra mim está sendo maravilhoso”.

Já para a moradora de Água Branca, Nair Marins Penetra, o importante é aproveitar o tempo. “Além das atividades físicas, a gente mexe com as plantinhas, faz pintura, e quando chega quatro e meia eu vou pra casa”, com certeza realizada, depois de mais um dia agradável e repleto de carinho.

“O que eu mais gosto daqui é trabalhar com artesanato, porque a gente faz muitos trabalhinhos bonitos”, conta Célia Maria Gorito dos Santos, de Bacaxá. “Tudo é ensinado com carinho e o carinho é uma coisa que faz muita falta pra gente”. Não falta mais, conforme atesta João Balbino Fideles de Oliveira, de Porto da Roça, que é ainda mais enfático: “Aqui eu estou no céu. Isso aqui não tem melhor”, conclui.

O Centro Dia conta hoje com 20 idosos atendidos pela rede de Assistência Social da cidade. Para mais informações sobre o atendimento prestado pelo Centro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social disponibiliza o e-mail desenvolvimentosocial@saquarema.rj.gov.br.