A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a 3ª fase da Campanha de Vacinação Contra a Gripe (Influenza). Nesta etapa, serão imunizados os profissionais da área de educação; crianças de 06 meses a seis anos; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência e pessoas adultas entre 55 e 59 anos.

Iniciada no dia 23 de março, a campanha de imunização foi antecipada pelo Ministério da Saúde por conta da pandemia do Novo Coronavírus. Cabe ao Ministério a compra e envio aos estados das doses das vacinas. As Secretarias Estaduais de Saúde, por sua vez, liberam as doses aos municípios em pequenos lotes, de acordo com o andamento da vacinação.

Para este ano, a meta do Ministério é de vacinar 30.910 pessoas em Saquarema. Até o momento, mais de 18.400 doses foram aplicadas, o que corresponde a 59,77% da cobertura vacinal proposta.

O primeiro grupo a ser vacinado foi o de profissionais da saúde e idosos com mais de 60 anos. Estes, continuam sendo imunizados em suas residências pelos Postos Volantes de vacinação e pelas equipes dos ESFs, por conta da pandemia do Covid-19. Até o momento, 14.518 doses foram aplicadas nos idosos, superando a meta dada pelo Ministério da Saúde. A vacinação para os idosos seguirá até o final da campanha.

Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, é recomendado adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

É importante salientar que a vacina contra a Gripe não previne contra o Coronavírus. Logo, a pessoa pode estar imunizada contra o Influenza e ser acometida pelo Covid-19. Ainda não há no mundo nenhuma vacina criada para proteger o ser humano contra o Coronavírus.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é importante que todo público-alvo se vacine, mesmo quem já se vacinou em outra ocasião, pois o imunizante usado sofre alterações em sua composição ao longo dos anos, conforme o cenário epidemiológico. Sendo assim, o Programa Municipal de Imunização (PMI) busca desenvolver um trabalho em parceria  com a Atenção Básica, Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Saúde do Idoso, Saúde do Trabalhador e neste esforço alcançar coberturas vacinais adequadas para a proteção da população em vulnerabilidade.

As pessoas pertencentes ao terceiro grupo prioritário deverão procurar um posto de saúde para receber a vacina. A tabela com os postos pode ser consultada abaixo.

Para tirar dúvidas, clique aqui e acesse a página de Perguntas e Respostas criada em nosso site.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support