O município de Saquarema recebeu, na manhã desta sexta-feira, 22/10, o Prêmio Band Cidades Excelentes na categoria Eficiência Fiscal e Transparência! A premiação ocorreu na sede da FECOMÉRCIO, no bairro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro.

Criado pelo Grupo Bandeirantes e operacionalizado pelo Instituto Aquila, a iniciativa buscou reconhecer as melhores gestões públicas municipais em todos os estados do Brasil. Competindo com os outros 91 municípios do Estado do Rio, Saquarema chegou à final juntamente com as cidades de Armação dos Búzios (Região dos Lagos) e Itatiaia (Sul Fluminense).

Um excelente prefeito pode mudar, como já vi diversas vezes, a história de uma cidade. O sonho de fazer uma premiação anual aos melhores prefeitos é agora possível com o Instituto Aquila, que tem um grande banco de dados com informações de todas as cidades brasileiras. Esse rico e estratégico material pode e deve ser usado pelas gestões municipais e estaduais, e também pelo Governo Federal junto com o Congresso Nacional, para que os atuais e futuros orçamentos possam diminuir as diferenças”, analisa Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

“Essa premiação mostra que estamos no caminho certo. Prezar pela eficiência fiscal do município é transformá-lo em uma cidade forte, capaz de investimentos de curto, médio e longo prazos, que beneficiem diretamente a população. Já a transparência, que vem sendo bem avaliada desde 2017, mostra que estamos cumprindo com todas as determinações que a Lei nos impõe, disponibilizando os dados para a consulta dos moradores”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial, que a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final.

Todas as cidades brasileiras estão automaticamente pré-inscritas na premiação e são agrupadas em três categorias de acordo com o porte da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes (categoria onde Saquarema concorreu); e acima de 100 mil habitantes. Três cidades de cada categoria serão consideradas as melhores em cada um dos cinco pilares de avaliação: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

A metodologia utilizada pelo Prêmio Band Cidades Excelentes está detalhada no livro “Cidades Excelentes: Gestão que transforma a realidade dos municípios brasileiros”, publicado pela Escola de Gestão Aquila em 2021 e disponível no site www.cidadesexcelentes.com.br.