SEBRAE OFERECE WORKSHOP SOBRE LIDERANÇA EM SAQUAREMA

Servidores da Prefeitura de Saquarema, técnicos, secretários municipais, além de representantes de produtores rurais e do setor de comércio, participaram de um Workshop de Lideranças, no Teatro Mário Lago. Eles assistiram a uma palestra e puderam trocar experiências com o consultor Júlio Lêdo, especialista em desenvolvimento territorial.

O evento faz parte das ações que vêm ocorrendo no município como parte do Programa Cidades Empreendedoras, promovido pelo Sebrae Rio junto à Prefeitura.

Júlio destacou a importância da liderança compartilhada, exercida de forma participativa, em que todos trabalham em rede, de maneira integrada, cumprindo sua parte e se apoiando mutuamente. Diferente do conceito tradicional centralizado, esse tipo de liderança ouve a todos sem pré-julgamentos e promove as trocas de saberes em favor de melhores resultados.

“Ficar trabalhando cada um em sua divisória, tentando encontrar uma solução de forma isolada, sem se comunicar o outro, não é eficaz. A gente precisa quebrar esses ‘muros’ e construir pontes em seu lugar.”

O Programa Cidades Empreendedoras busca institucionalizar políticas públicas de desenvolvimento para os pequenos negócios, por meio da efetivação de um Plano Municipal de Desenvolvimento, visando o fortalecimento do ambiente de negócios em Saquarema e engajando a gestão municipal na promoção de políticas públicas favoráveis ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

Ao final do programa, após a implementação de todas as diretrizes planejadas, o município de Saquarema terá políticas que valorizarão o empreendedorismo, gerando emprego e renda para a população.