No próximo domingo, 31 de maio, o mundo comemora o Dia de Combate ao Tabagismo. A data foi escolhida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para alertar os fumantes sobre os perigos do tabagismo e para os benefícios de uma sociedade livre de cigarros. O Dia Mundial Contra o Tabaco visa encorajar as pessoas a terem um dia inteiro de abstinência total de tabaco no mundo todo. Essa é uma das iniciativas usadas para chamar atenção da sociedade para os efeitos negativos que o fumo traz para a saúde de todos os seres vivos.

Por conta da pandemia do Coronavírus, este ano, as ações serão diferentes em Saquarema. Seguindo orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, todas as ações educativas serão feitas ao longo da semana por meio de redes sociais. A meta é atingir o maior número de cidadãos com a informação de que o cigarro é prejudicial à saúde, evitando as aglomerações.

A pandemia também influenciou no tema a ser abordado este ano. Cientistas de diversas partes do mundo conseguiram associar o tabagismo aos problemas que o Covid-19 traz para as pessoas.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabagismo é o maior fator de risco evitável de adoecimento e morte no mundo. Quem fuma tem maior risco de desenvolver sintomas graves caso seja contaminado pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. Isso porque o tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Assim, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos.

Os fumantes são acometidos com maior frequência por infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose. Além disso, o consumo do tabaco é a principal causa de câncer de pulmão e importante fator de risco para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), entre outras doenças. Desta forma, segundo o INCA, pode-se dizer que o tabagismo é fator de risco para a Covid-19. Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença.

Outro fator de risco é o uso de narguilé, cada vez mais popular entre os jovens. No uso do narguilé, é comum o compartilhamento das piteiras, expondo os usuários ao risco de contaminação e transmissão de várias doenças infectocontagiosas, entre elas, a Covid-19. Isso também acontece quando um dispositivo eletrônico para fumar é utilizado por mais de uma pessoa. E por conterem tabaco, o narguilé e os dispositivos eletrônicos para fumar são prejudiciais à saúde pulmonar, e seu consumo aumenta o risco para desenvolvimento de sintomas mais graves da Covid-19.

A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, possui um programa municipal que promove ações e tratamentos para as pessoas que desejam parar de fumar. O Programa Municipal de Controle ao Tabagismo funciona na sede da Subsecretaria de Atenção Básica e Vigilância, na Rua Rio das Flores, 96, Porto Novo. No local, o morador de Saquarema poderá encontrar todo o tratamento necessário para a pessoa deixar de fumar. A equipe é composta por enfermeiros e psicólogos, com distribuição de material informativo e os medicamentos necessários.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support