No próximo domingo, 31 de maio, o mundo comemora o Dia de Combate ao Tabagismo. A data foi escolhida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para alertar os fumantes sobre os perigos do tabagismo e para os benefícios de uma sociedade livre de cigarros. O Dia Mundial Contra o Tabaco visa encorajar as pessoas a terem um dia inteiro de abstinência total de tabaco no mundo todo. Essa é uma das iniciativas usadas para chamar atenção da sociedade para os efeitos negativos que o fumo traz para a saúde de todos os seres vivos.

Por conta da pandemia do Coronavírus, este ano, as ações serão diferentes em Saquarema. Seguindo orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, todas as ações educativas serão feitas ao longo da semana por meio de redes sociais. A meta é atingir o maior número de cidadãos com a informação de que o cigarro é prejudicial à saúde, evitando as aglomerações.

A pandemia também influenciou no tema a ser abordado este ano. Cientistas de diversas partes do mundo conseguiram associar o tabagismo aos problemas que o Covid-19 traz para as pessoas.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabagismo é o maior fator de risco evitável de adoecimento e morte no mundo. Quem fuma tem maior risco de desenvolver sintomas graves caso seja contaminado pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. Isso porque o tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Assim, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos.

Os fumantes são acometidos com maior frequência por infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose. Além disso, o consumo do tabaco é a principal causa de câncer de pulmão e importante fator de risco para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), entre outras doenças. Desta forma, segundo o INCA, pode-se dizer que o tabagismo é fator de risco para a Covid-19. Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença.

Outro fator de risco é o uso de narguilé, cada vez mais popular entre os jovens. No uso do narguilé, é comum o compartilhamento das piteiras, expondo os usuários ao risco de contaminação e transmissão de várias doenças infectocontagiosas, entre elas, a Covid-19. Isso também acontece quando um dispositivo eletrônico para fumar é utilizado por mais de uma pessoa. E por conterem tabaco, o narguilé e os dispositivos eletrônicos para fumar são prejudiciais à saúde pulmonar, e seu consumo aumenta o risco para desenvolvimento de sintomas mais graves da Covid-19.

A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, possui um programa municipal que promove ações e tratamentos para as pessoas que desejam parar de fumar. O Programa Municipal de Controle ao Tabagismo funciona na sede da Subsecretaria de Atenção Básica e Vigilância, na Rua Rio das Flores, 96, Porto Novo. No local, o morador de Saquarema poderá encontrar todo o tratamento necessário para a pessoa deixar de fumar. A equipe é composta por enfermeiros e psicólogos, com distribuição de material informativo e os medicamentos necessários.