O município de Saquarema participou, nesta quarta-feira, da cerimônia de encerramento do Programas Cidades Empreendedoras. O evento foi realizado na cidade do Rio de Janeiro e o município foi representado pelo Secretário de Administração, Receita e Tributação, Hailson Alves Ramalho, pelo Secretário de Finanças, Águido Henrique Almeida da Costa, e pelo Delegado da JUCERJA, Elias Gaia.

Idealizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) por meio de um game entre os municípios envolvidos, o Programa ‘Cidades Empreendedoras’ atuou em seis eixos: compras governamentais; implantação da Sala do Empreendedor; integração total do município à REDESIMPLES; criação e fortalecimento do Agente de Desenvolvimento; empreendedorismo nas escolas e harmonização das legislações municipais no âmbito dos negócios. Saquarema participou junto com outras cidades fluminenses do 2º ciclo do Programa – 2018/2019.

Na primeira edição que participa, Saquarema ficou em 5° lugar no quadro geral e recebeu 3 medalhas: a primeira, pela participação no game; a segunda, por ser considerado um município Simples (Redesimples) e a terceira medalha, de Empreendedor Rural. O município que mais se destacou foi Paraty, no litoral sul fluminense, que ficou com o primeiro lugar, seguido de Queimados, na Baixada Fluminense.

“Foi muito gratificante ver o município se envolver, principalmente nós, do Poder Público, para buscarmos desburocratizar os sistemas, criar um ambiente propício ao empreendedorismo e modernizar nossa legislação. Quero agradecer o empenho de todos e a parceria com o SEBRAE, que sempre nos apoia”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Receita e Tributação, Hailson Alves Ramalho, mesmo com o término do ciclo 2018/2019, o SEBRAE-RJ irá acompanhar a evolução e o desenvolvimento de todos os municípios participantes do Cidades Empreendedoras para aferir a continuidade das ações implantadas.