O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotado, desde 1988, pelos seus Estados-Membros para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

O Programa Municipal de Tabagismo da Secretaria de Saúde de Saquarema tem por objetivo fornecer informações sobre os riscos de doenças provocadas pelo fumo, ativo ou passivo, e oferecer tratamento para quem deseja abandonar o hábito de fumar. A equipe do programa é constituída por uma psicóloga, três enfermeiras e uma farmacêutica, profissionais atualizados e capacitados pelo INCA e pelo Ministério da Saúde.

O tratamento é subdividido em triagem, avaliação clínica e terapia cognitiva comportamental (TCC) em grupo e/ou individual e acompanhamento para a manutenção da abstinência. É importante que se completem 12 meses de tratamento, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, porque processos de recaída podem ocorrer, em geral, entre o 6º e o 8º mês.

A abordagem não farmacológica, na qual são fornecidas informações sobre os riscos do tabagismo e os benefícios de parar de fumar; e a farmacológica, da qual faz parte a Terapia de Reposição de Nicotina (TRN), aplicadas em conjunto trazem os melhores resultados. A taxa de êxito deste tratamento, cujo desfecho pretendido é a abstinência da nicotina, é de aproximadamente 80%.

O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão e contribui de forma significativa para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos. Os fumantes também parecem ser mais vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus, pois o ato de fumar proporciona constante contato dos dedos e cigarros eventualmente contaminados com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca. Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença. Ao parar de fumar em qualquer momento, o
tabagista usufruirá de muitos benefícios, desfrutando de uma qualidade de vida muito melhor.

A Unidade do Tratamento do Tabagismo da Secretaria de Saúde de Saquarema fica na Rua Adolfo Bravo, 38, e atende de segunda a sexta-feira, das 09 às 17 horas. O tratamento, que é totalmente gratuito, também disponibiliza a medicação para tratar a dependência química desenvolvida pelo consumo da nicotina.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support