A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 01/06, um programa de testagem da população para o Covid-19. Durante os próximos dias, 5 mil testagens serão feitos em moradores, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde para este tipo de procedimento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a decisão de testar as pessoas deve basear-se em critérios clínicos e fatores epidemiológicos e vinculados a uma avaliação do probabilidade de infecção. Desta forma, a testagem não é direcionada para toda a população. Antes da realização do teste, o morador deverá preencher um questionário com diversas informações. Dentre elas, é perguntado:

• se houve algum tipo de sintoma gripal nos últimos 7 dias;
  • se esteve em contato com pessoas confirmadas para Covid-19;

Obedecendo aos protocolos mundiais estabelecidos pela OMS, a testagem tem o objetivo de identificar novos casos e evitar o aumento da transmissibilidade através de medidas de prevenção e controle adequados. Os testes serão realizados nos pontos de maior movimento na cidade, bem como nos postos de Estratégia de Saúde da Família a partir do dia 04/06.

O teste utilizado pela Secretaria de Saúde foi adquirido pela Prefeitura de Saquarema para este tipo de ação. Ele utiliza amostras de sangue capilar (picada na ponta do dedo) e os resultados são verificados após 15 minutos da realização do teste. Por se tratar de teste de detecção de anticorpos, é necessário que ele seja realizado após o sétimo dia do início dos sintomas.

Buscando evitar aglomerações, todos os resultados serão enviados via WhatsApp para as pessoas que realizarem os exames. As equipes da Secretaria de Saúde farão o contato por meio do aplicativo de mensagens com o número disponibilizado pelo morador no momento do preenchimento do questionário de informações. Os pacientes que apresentarem resultados positivos serão monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde durante o período de isolamento e tratamento médico.

Tal política de testagem permitirá a identificação dos casos confirmados de COVID-19 com aquisição de imunidade, permitindo o estabelecimento do isolamento com maior precisão, bem como o retorno as atividades com maior segurança. Em qualquer caso e como medida indiscriminada, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade dos cuidados de higiene respiratória e distanciamento social.