A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, realizou a implantação de sinalização turística em diversos pontos da cidade. A ação foi possível de ser executada após convênio firmado entre a Prefeitura, a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Turismo.

Saquarema está distante cerca de 100 km da capital. Possui um considerável potencial turístico, caracterizado por inúmeros atrativos naturais, dispondo também de um patrimônio histórico singular expresso nos elementos arquitetônicos do seu centro histórico, além de ter outros pontos de interesse turístico em diversos segmentos: ecoturismo, aventura, desportivo, religioso, etc.

Visando o desenvolvimento das atividades turísticas no município, a Prefeitura de Saquarema segue desenvolvendo ações que possibilitem ao visitante ter indicações das atrações distribuídas em diversos pontos da cidade e informações sobre a localização/acesso às mesmas, levando-o a traçar roteiros que garantam a organização dos deslocamentos com possibilidade de visita a vários pontos turísticos sequencialmente.

A Sinalização de Orientação Turística faz parte do conjunto de sinalização de indicação de trânsito. O modelo adotado por Saquarema segue o estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro – CTB e nas Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. Além disso, cumpre a legislação de preservação de sítios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e protegidos pela Lei de Arqueologia.

De acordo com a Secretaria de Obras, o projeto de sinalização turística de Saquarema dividiu o município em quatro grandes setores (Jaconé, Centro, Bacaxá e Itaúna) de acordo com a localização dos atrativos, tendo sido contemplados 26 pontos na cidade. Até o final da instalação, 71 placas indicativas com sinalização de orientação turística, entre placas de solo e aérea, serão fixadas nas vias da cidade.