A Prefeita Manoela Peres recebeu na manhã de hoje (06/06), uma comissão formada por Professores de Educação Especial do Município. O encontro, que também contou com a presença do Secretário Municipal de Educação e Cultura, Antônio Peres, e do Procurador-Geral do Município, Antônio Francisco Alves Neto, ocorreu no gabinete da Prefeita.

Durante a reunião, os professores puderam tirar dúvidas sobre a Lei n° 1.685 de 05 de junho de 2018, que altera a denominação do cargo de Auxiliar de Educação Especial para Professor de Educação Especial e cria uma gratificação para atuação em sala de recursos. A mudança na denominação do cargo era uma reivindicação antiga dos profissionais, que são professores mas, de acordo com a Lei Complementar n° 30 de 22 de maio de 2015, eram tratados como auxiliares, sem os benefícios para quem atua no magistério.

Com a publicação da nova Lei, além da adequação do cargo, a Prefeitura de Saquarema garantiu, também, uma gratificação mensal de 15% (quinze por cento) sobre os vencimentos-base de cada professor atuante em sala de recursos.

Os professores de educação especial têm por função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas. O trabalho desse profissional visa dar autonomia ao aluno dentro e fora da escola. Além disso, estão entre suas atribuições a articulação com os professores da sala de aula comum, orientação às famílias dos alunos, elaboração e execução do plano de AEE e a disseminação do processo de inclusão na comunidade escolar.

Ao término da reunião, a comissão solicitou outra reunião com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura para tratar de outras reivindicações dos professores. A demanda foi prontamente atendida e um novo encontro será marcado para os próximos dias.

 

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support