Hoje, 18 de janeiro, aconteceu pela primeira vez, em Saquarema, reunião do Fórum do Parque Estadual Costa do Sol (PECS). Um dos principais assuntos abordados foram as unidades de conservação localizadas no município. A Prefeitura de Saquarema foi representada no encontro, através de Claudio Valente, biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e atual responsável pelas unidades de conservação. Além dele, participou ainda, André Cavalcanti, gestor do PECS e representante do Inea – Instituto Estadual do Ambiente. (Fotos: Flavio Delazari/Prefeitura Municipal de Saquarema)

Claudio Valente, biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e atual responsável pelas unidades de conservação

O Parque foi criado em 18 de abril de 2011 e possui 27 áreas de proteção ambiental em 6 municípios. Com aproximadamente 10 mil hectares, em Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Armação de Búzios. Inclui restingas, brejos, mangues, lagoas, dunas, lagunas,florestas e 15 ilhas costeiras.

Entre os principais objetivos do parque, está a preservação de ecossistemas, alguns entre os mais ameaçados do Estado, entre elas a área da APA de Massambaba, que inclui Saquarema, Araruama e Arraial do Cabo, onde são encontradas espécies ameaçadas de animais e sítios arqueológicos.

André Cavalcanti, gestor do PECS e representante do Inea – Instituto Estadual do Ambiente

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support