O “NASA International Space Apps Challenge” é uma competição mundial que ocorre em centenas de países simultaneamente e é promovido pela incubadora da NASA. O objetivo é solucionar os desafios reais propostos pela Agência Espacial Americana, utilizando a criatividade e talento de cada equipe.

O hackathon (maratona de desenvolvimento e criação, em tecnologia e inovação) reúne programadores, designers, makers, engenheiros, artistas e profissionais de diversas áreas. Os participantes recebem desafios desenvolvidos pela NASA e, para resolver, têm acesso a dados exclusivos da Agência.

Esta etapa da competição aconteceu em polos, distribuídos em diversos estados, e contou com desafios de vários níveis, permitindo a participação de estudantes de diversas idades e perfis. No Polo do Estado do Rio de Janeiro, dois projetos foram selecionados para disputar a etapa internacional. A equipe de estudantes da rede pública de ensino em Saquarema conquistou uma das posições do Estado do RJ, e participará da próxima fase do campeonato mundial. A equipe selecionada, liderada pelo estudante Felipe Valeriote, se destaca pela segunda vez em torneio da Agência Espacial Americana.

Os desafios foram divididos nas seguintes categorias:

Oceanos da Terra

Desde as praias e pântanos salgados ao mar aberto, do gelo marinho ao fundo do mar, os  oceanos da Terra são dinâmicos. Os desafios desta categoria solicitarão que você use os dados da NASA para entender como proteger melhor os oceanos da Terra.

Nossa Lua

Ao longo da história, a nossa Lua tem sido uma inspiração aos observadores do céu. Os desafios desta categoria solicitarão que você pense criativamente sobre a nossa vizinha mais próxima e interprete os dados e conceitos da NASA para encontrar soluções.

Planetas Próximos e Distantes

Dos planetas vizinhos aos mais distantes visíveis apenas através dos telescópios mais poderosos, os astros há muito fascinam cientistas, artistas e exploradores. Os desafios desta categoria solicitarão que você use os dados da NASA para explorar os sistemas de outros planetas, próximos ou distantes de nós.

Para as Estrelas

Se seus interesses estão em nosso sistema solar ou além, o espaço sideral oferece uma oportunidade sem limitações, para pesquisa, desenvolvimento e criação artística. Os desafios desta categoria você para uma viagem através da ciência e da exploração espacial, seja do ponto de vista científico, tecnológico, artístico – ou os três juntos!

Vivendo no nosso Mundo

A Terra é composta de sistemas complexos – terra, água, ar, seres vivos e o próprio planeta. É importante entender como esses sistemas funcionam juntos. Os desafios desta categoria solicitarão que você crie soluções usando dados da NASA – uma história, um jogo, um vídeo, qualquer produto de seu projeto – que capture como é viver na Terra.