A Defesa Civil de Saquarema concluiu na última sexta-feira (13/09) o curso de capacitação de gestão de risco de desastre climatológico. O curso, realizado em Maricá, faz parte de um ciclo de capacitação que vem sendo realizado ao longo do ano. Neste, o objetivo foi orientar atitudes que devem ser tomadas em situações adversas em relação ao clima, principalmente estiagem e prevenção de incêndios.

Segundo o coordenador de Defesa Civil Municipal Pedro Soares, no estado do Rio de Janeiro, entre inverno e a primavera, o ar fica muito seco e a vegetação ressecada. “É nesse período que os cuidados precisam ser redobrados, para que as nossas florestas não sejam incendiadas”, declarou Pedro.

O curso abordou também as unidades de Uso Sustentável, como as Áreas de Proteção Ambiental (APAS), reservas extrativistas e reservas de desenvolvimento sustentável, que são as áreas públicas ou privadas com alguma ocupação humana, criadas para proteger a biodiversidade e ordenar o processo de ocupação, assegurando o uso de recursos naturais de forma sustentável.

“A defesa civil costuma percorrer as áreas protegidas notificando sobre o risco de incêndio, acionando as outras Secretarias, para que tomem as providências cabíveis”, afirmou o coordenador Pedro Soares.